segunda-feira, 23 de maio de 2011

CTG's


Buenas gente amiga,
Torno a escrever a vocês, depois de um final de semana de cultura e tradição em São Carlos SC, cidade próxima a Chapecó, onde aconteceu mais uma estapa do festival de danças da região Oeste de SC.
Que coisa linda era ver o pessoal bailando! Chotes, valsas, maçanicos e a havaneira marcada,
la dançaram crianças, jovens, adultos e os mestres da turma Veterana com destreza de guri novo
bem pilchados, e com o costumeiro respeito há muito empregado nos CTG's.
Porem me sinto na obrigação de chamar a atenção de todos, no que diz respeito a cultura gaúcha e
a forma com que os CTG's e seus instrutores vem conduzindo principalmente a gurizada mais nova, após as apresentações.
No tempo em participei de CTG, o que aliás me fez muito bem por isso tenho tanto apreço!! Fazia a tal "mala" ou "balaca" aquele que mantinha sempre bem pilchado, seja com uma bombacha mais larga ou com a de campo, seja de boena ou de chapéu, de bota ou alpargata, e as lindas prendas mantiam  suas maquiagens esbanjando ternura e beleza.
Hoje percebo o descaso da gurizada para com os costumes e a vestimenta do gaúcho, durante o tempo em que se apresentam, estão como se costuma dizer "tapados na tradição", mas quando descem do tablado, em poucos minutos o que se percebe, é um desfile de roupas de marca, óculos escuros e bonés, sem quaisquer relação com aquilo que acabaram de demonstrar e principalmente representar tão viçosamente  no palco.
Me pergunto, por que os CTG's ao invés de se preocuparem com algumas exigências arcaicas e exageradas, não incentivam seus peões a se manter com a bombacha e as prendinhas se não pilchadas, que usem o abrigo da entidade a qual representam?.
A final porque eu não posso dançar no baile do CTG com meu chapéu, se aqueles que o representam em rodeios com “carteirinha” e tudo mais, descem do palco colocam uma bermuda, Boné e se exibem com um pirulito na boca???
Fica minha opinião "pessoal" sobre aquilo que vivi e vivo até hoje, para mim cabe nós que representamos a cultura gaúcha, na cancha de laço e gineteada, palcos e tablados, manter vivos tudo aquilo que nos faz "Gaúchos", principalmente a nossa vestimenta que é tão bela e única!!O coração e a alma gaúchas são fundamentais, porem muitas vezes não ficam acessíveis aos olhos das pessoas que querem ou precisam ver os exemplos a serem seguidos.
Certa feita ouvi na sapecada da canção o desabafo de um grande cantor do RS, aplaudi e me norteio por essas palavras até hoje, e agora repasso a vocês: "A CULTURA GAÚCHA NÃO SE FAZ DE CALÇA RETA!!!!!!".

Abraços..

Lages 23 de maio 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário